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Stheffa
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Tapetes de Arraiolos
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Tapetes de Arraiolos
Os Tapetes de Arraiolos são tapetes bordados em lã, com o ponto de costura com o mesmo nome, sobre uma tela de juta, algodão ou linho, característicos da vila alentejana de Arraiolos em Portugal.
Hoje são produzidos em vários pontos do país.
História
Século XVII: 1.º período
A confecção dos tapetes de Arraiolos ter-se-á iniciado provavelmente no começo deste período, sendo fruto da curiosidade de artesãs isoladas, ou do trabalho conventual alentejano.
Trata-se, porém, de uma hipótese não confirmada até ao presente.
Possuíam cores muito bonitas, bem combinadas e em grande número.
Os contornos eram bordados a ponto de pé de flor sobre serapilheira.
Eram cheios a ponto de Arraiolos mais ou menos perfeito.
A barra era feita sem cantos, pois estes eram feitos num quadrado.
A franja era feita com agulhas de croché.
Nesta época executavam-se tapetes «eruditos» com desenhos preconcebidos muito perfeitos e outros «populares», que eram feitos de forma livre.
Exemplo de tapete com contorno bordado a ponto de pé de flor:
Século XVII: 2.º período
Os tapetes desta época baseiam-se em tapetes asiáticos (persas, caucasianos, turcos)ou inspirados nos motivos do manuelino.
As cores são magníficas, alegres e muito bem combinadas.
Os de inspiração persa caracterizam-se por motivos de animais, arabescos muito elegantes presos uns aos outros com sarnentos, medalhões repetitivos, motivos manuelinos com rosetas nós estilizados e cordas.
As franjas passaram a ser feitas em pequenos teares.
Os contornos começam a deixar de ser em ponto de pé de flor, passando a ser em ponto de arraiolos.
Século XVIII: 1.º período
Neste período os tapetes de Arraiolos, embora fossem de carácter erudito e continuassem a ser executados com motivos orientais como anteriormente, deixam de ser feitos em cores alegres passando a cores mortas, inexplicavelmente, pois não se identificam motivos para isso. Os cantos são a direito.
Século XVIII: 2.º período
A indústria caseira dos tapetes de Arraiolos tornou-se florescente dado o elevado número de peças que então foram feitas. Os motivos orientais desapareceram quase por completo cedendo lugar aos motivos florais, vasos com asas, bonecas com penteados altos (como se usavam nesse tempo) e laços à Luís XVI.
Século XVIII: 3.º período
Após o incremento verificado anteriormente começou a decadência desta indústria artesanal.
Desapareceram totalmente os motivos orientais e as composições pitorescas baseadas na fauna e na flora regional e festas folclóricas, para darem lugar a desenhos simples e repetidos, sobre fundos muito pobres e de cores mortas.
Século XIX
Neste século a indústria dos tapetes de Arraiolos desapareceu quase completamente, embora se tenha executado um restrito número de tapetes feitos por artesãs amadoras isoladas, copiados, em geral, de exemplares feitos nos séculos anteriores. Esta quase extinção deveu-se ao surgimento da era industrial, pois devem ter começado a aparecer tapetes com motivos mais modernos e mais baratos.
No entanto os que se manufacturaram eram originais e não menos belos.
Tinham poucos desenhos e muito fundo, mas nem por isso deixaram de ser atraentes.
Século XX
Durante os primeiros três quartos deste século a manufactura dos tapetes de Arraiolos como que renasceu num novo impulso. Diversas artesãs, sobretudo donas de casa mais ilustradas, espalhadas pelo país, executaram cópias de tapetes dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Estas senhoras iam aos museus tirar os riscos.
Por esta razão ficou a ideia de que estes eram elaborados com cores esbatidas uma vez que os tapetes antigos estavam já desbotados pelo direito devido à antiguidade.
Pelo avesso ainda tinham as cores originais (ver séc XVII).
No último quartel deste século os tapetes tomaram novas expressões menos ortodoxas.
Tapete Caucassiano
Tapete Persa
Hoje são produzidos em vários pontos do país.
História
Século XVII: 1.º período
A confecção dos tapetes de Arraiolos ter-se-á iniciado provavelmente no começo deste período, sendo fruto da curiosidade de artesãs isoladas, ou do trabalho conventual alentejano.
Trata-se, porém, de uma hipótese não confirmada até ao presente.
Possuíam cores muito bonitas, bem combinadas e em grande número.
Os contornos eram bordados a ponto de pé de flor sobre serapilheira.
Eram cheios a ponto de Arraiolos mais ou menos perfeito.
A barra era feita sem cantos, pois estes eram feitos num quadrado.
A franja era feita com agulhas de croché.
Nesta época executavam-se tapetes «eruditos» com desenhos preconcebidos muito perfeitos e outros «populares», que eram feitos de forma livre.
Exemplo de tapete com contorno bordado a ponto de pé de flor:
Século XVII: 2.º período
Os tapetes desta época baseiam-se em tapetes asiáticos (persas, caucasianos, turcos)ou inspirados nos motivos do manuelino.
As cores são magníficas, alegres e muito bem combinadas.
Os de inspiração persa caracterizam-se por motivos de animais, arabescos muito elegantes presos uns aos outros com sarnentos, medalhões repetitivos, motivos manuelinos com rosetas nós estilizados e cordas.
As franjas passaram a ser feitas em pequenos teares.
Os contornos começam a deixar de ser em ponto de pé de flor, passando a ser em ponto de arraiolos.
Século XVIII: 1.º período
Neste período os tapetes de Arraiolos, embora fossem de carácter erudito e continuassem a ser executados com motivos orientais como anteriormente, deixam de ser feitos em cores alegres passando a cores mortas, inexplicavelmente, pois não se identificam motivos para isso. Os cantos são a direito.
Século XVIII: 2.º período
A indústria caseira dos tapetes de Arraiolos tornou-se florescente dado o elevado número de peças que então foram feitas. Os motivos orientais desapareceram quase por completo cedendo lugar aos motivos florais, vasos com asas, bonecas com penteados altos (como se usavam nesse tempo) e laços à Luís XVI.
Século XVIII: 3.º período
Após o incremento verificado anteriormente começou a decadência desta indústria artesanal.
Desapareceram totalmente os motivos orientais e as composições pitorescas baseadas na fauna e na flora regional e festas folclóricas, para darem lugar a desenhos simples e repetidos, sobre fundos muito pobres e de cores mortas.
Século XIX
Neste século a indústria dos tapetes de Arraiolos desapareceu quase completamente, embora se tenha executado um restrito número de tapetes feitos por artesãs amadoras isoladas, copiados, em geral, de exemplares feitos nos séculos anteriores. Esta quase extinção deveu-se ao surgimento da era industrial, pois devem ter começado a aparecer tapetes com motivos mais modernos e mais baratos.
No entanto os que se manufacturaram eram originais e não menos belos.
Tinham poucos desenhos e muito fundo, mas nem por isso deixaram de ser atraentes.
Século XX
Durante os primeiros três quartos deste século a manufactura dos tapetes de Arraiolos como que renasceu num novo impulso. Diversas artesãs, sobretudo donas de casa mais ilustradas, espalhadas pelo país, executaram cópias de tapetes dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Estas senhoras iam aos museus tirar os riscos.
Por esta razão ficou a ideia de que estes eram elaborados com cores esbatidas uma vez que os tapetes antigos estavam já desbotados pelo direito devido à antiguidade.
Pelo avesso ainda tinham as cores originais (ver séc XVII).
No último quartel deste século os tapetes tomaram novas expressões menos ortodoxas.
Tapete Caucassiano
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