Ensina & Aprende
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Relógio
Livro de Visitas
Por favor!. Pique no link abaixo e deixe o seu comentário.
Precisamos da sua ajuda para melhorar os nossos temas.
Obrigado pela sua visita!.
Volte Sempre!.
CONTADOR DE VISITAS
web counter free
Visitantes
Pode ler todos os temas mas, se tenciona escrever neste Fórum, terá que efectuar o registro gratuitamente.
Se gosta de conviver,contar as suas histórias,
escrever as suas crónicas,mostrar as suas fotografias,
ensinar quem precisa,aprender com outras pessoas,
passar o seu tempo livre em boa companhia,
este é o local certo.
Ficamos à espera da sua decisão.
 Administrador
 Stheffa
Últimos assuntos
» Jogo Caseiro"Perguntas e Respostas"
O Acordeón EmptySáb Out 10, 2020 8:53 am por Stheffa

» PÁGINA DE XADREZ
O Acordeón EmptySex Out 09, 2020 6:35 pm por Stheffa

» REFLEXÕES - CALORIAS
O Acordeón EmptyQua Jan 18, 2012 7:34 pm por amilcar34

» ARVORES QUE NÃO PLANTAMOS
O Acordeón EmptySex Dez 23, 2011 5:47 pm por amilcar34

» O CALDO VERDE EVITA O CANCRO
O Acordeón EmptyQua Nov 23, 2011 12:45 pm por amilcar34

» Caminheiro
O Acordeón EmptyQui Nov 03, 2011 7:48 pm por lucy19358

» VÁRIAS RECEITAS DE BACALHAU
O Acordeón EmptyDom Out 30, 2011 3:57 pm por Manuel Joaquim Pires

» Versos "SPORTING"
O Acordeón EmptyDom Out 30, 2011 10:18 am por Stheffa

» CARROS ESTACIONADOS AO SOL
O Acordeón EmptySex Out 28, 2011 9:22 pm por Manuel Joaquim Pires

» O sino da minha freguesia
O Acordeón EmptyQui Out 27, 2011 6:18 pm por lucy19358

» A NOVA CONTRATAÇÃO DO SPORTING 2011/2012
O Acordeón EmptyQua Out 26, 2011 8:43 pm por Stheffa

» A teimosia da névoa
O Acordeón EmptyTer Out 25, 2011 9:52 am por lucy19358

» O ARROZ BRANCO E NEGRO
O Acordeón EmptySeg Out 24, 2011 5:27 pm por jmanacleto

» PARALISIA INFANTIL
O Acordeón EmptySeg Out 24, 2011 11:46 am por madley29

» PRAIA DAS MAÇÃS
O Acordeón EmptySex Out 21, 2011 9:48 pm por Ana Maria

» CONHEÇAM " A MOLLY "
O Acordeón EmptySex Out 21, 2011 11:01 am por Stheffa

» Recordando tempos de menino
O Acordeón EmptyQua Out 19, 2011 8:41 pm por Stheffa

» TUDO O QUE VICIA COMEÇA COM "C"
O Acordeón EmptyQua Out 19, 2011 6:38 pm por amilcar34

» PLANETA FEITO DE DIAMANTES
O Acordeón EmptySeg Out 17, 2011 11:20 am por José Rama

» TIO SAM SÍMBOLO NOS E.U.A.
O Acordeón EmptySeg Out 17, 2011 10:54 am por jmanacleto

» Fado "Com ternura e muito amor"
O Acordeón EmptyDom Out 16, 2011 9:32 pm por Stheffa

» JÁ LÁ VEM A ALVORADA
O Acordeón EmptyDom Out 16, 2011 6:23 pm por lucy19358

» A Oliveira, as Azeitonas e o Azeite
O Acordeón EmptyQua Out 12, 2011 10:17 pm por Stheffa

» ESTÁDIOS PARA CATAR 2022
O Acordeón EmptyQua Out 12, 2011 3:52 pm por Stheffa

» JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
O Acordeón EmptySeg Out 10, 2011 9:56 pm por amilcar34

» SANTIAGO DO ESCOURAL
O Acordeón EmptySeg Out 10, 2011 8:06 pm por Stheffa

» Mãe natureza
O Acordeón EmptySeg Out 10, 2011 5:31 pm por lucy19358

» O Pâncreas
O Acordeón EmptySeg Out 10, 2011 3:51 pm por madley29

» Steven Paul Jobs
O Acordeón EmptySeg Out 10, 2011 3:07 pm por Stheffa

» Os meus versos de menino
O Acordeón EmptySáb Out 08, 2011 8:39 pm por Stheffa

» Acordeonista
O Acordeón EmptySáb Out 08, 2011 10:51 am por Stheffa

» Queda de Rochas nas Praias
O Acordeón EmptyQui Out 06, 2011 9:44 pm por Ana Maria

» O Medronheiro
O Acordeón EmptyQui Out 06, 2011 8:52 pm por José Rama

» Recordando Amália Rodrigues
O Acordeón EmptyQui Out 06, 2011 5:15 pm por madley29

» Lev Yachine
O Acordeón EmptyQui Out 06, 2011 4:39 pm por jmanacleto

» Rosa dos Ventos
O Acordeón EmptyQua Out 05, 2011 9:52 pm por Stheffa

» Marinheiro
O Acordeón EmptyTer Out 04, 2011 6:23 pm por Stheffa

» CONSELHOS ÚTEIS
O Acordeón EmptySeg Out 03, 2011 7:44 am por John Cesarine

» BOA DIETA FRANCESA
O Acordeón EmptySeg Set 26, 2011 8:59 pm por amilcar34

» FRUTAS NA SAUDE CONFORME TABELA!!!
O Acordeón EmptyDom Set 25, 2011 5:21 pm por amilcar34

» INTERPRETANDO A POESIA DE CAMÕES
O Acordeón EmptyQui Set 08, 2011 9:14 pm por amilcar34

» Sporting Clube dos Sportinguistas
O Acordeón EmptySex Set 02, 2011 4:01 pm por Stheffa

» O meu pequeno jardim
O Acordeón EmptyTer Ago 30, 2011 5:06 pm por lucy19358

» A Ilha da Culatra
O Acordeón EmptySeg Ago 22, 2011 7:43 am por Stheffa

» VALORIZAÇÃO DAS FRUTAS
O Acordeón EmptyQui Ago 18, 2011 8:26 pm por amilcar34

» Televisão Digital Terrestre
O Acordeón EmptySeg Ago 15, 2011 8:31 am por Stheffa

» PARA REFLETIR
O Acordeón EmptySáb Ago 06, 2011 5:25 pm por amilcar34

» O QUE É EXPERIÊNCIA???...INTERESSANTE
O Acordeón EmptySáb Jul 23, 2011 5:40 pm por amilcar34

» PARA RIR A BOM RIR...
O Acordeón EmptySáb Jul 23, 2011 5:20 pm por amilcar34

» HOMENS SEGUNDO FERNANDA MONTENEGRO
O Acordeón EmptySex Jul 15, 2011 7:41 pm por amilcar34

Fotos de Portugal
Amilcar34

O Acordeón

Ir para baixo

O Acordeón Empty O Acordeón

Mensagem  John Cesarine Qui Dez 09, 2010 12:51 pm

O acordeão por vezes também chamado de sanfona ou ainda gaita é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira.

Foi há 2700 anos antes de Cristo, que foi inventado na China um instrumento denominado Cheng.
É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca.
Tinha a forma de uma ave, a Fénix, que os chineses consideravam o imperador das aves.

O Cheng era dividido em 3 partes:

1.Recipiente de ar
2.Canudo de sopro
3.Tubos de bambu
O recipiente de ar parece o bojo de um bule de chá.
O canudo de sopro tem a forma de um bico de bule ou do pescoço de um cisne.
A quantidade dos tubos de bambu variava, porém, a mais usada é a de 17. Interessante é que destes 17 tubos de bambu , 4 não têm a abertura em baixo para entrada do ar, são mudos, são colocados somente por uma questão de estética.
Na parte superior do recipiente de ar ou reservatório de ar, existem as perfurações onde são fixados os tubos de bambu e em cada tubo é colocado a lingueta ou palheta, para produzir o som.
Este recipiente é abastecido constantemente pelo sopro do músico, que tapa com as pontas dos dedos os pequenos orifícios que existem na parte inferior de cada tubo.
De acordo com a musica a ser executada ele vai soltando os dedos, podendo formar até acordes.
Em cada tubo de bambu há um caixilho próprio para ser colocada a lingueta, presa por uma extremidade e solta na outra , que vibra livremente quando o ar comprimido a agita.

O Cheng é o percursor do Harmónio e do Acordeão, pois foi o primeiro a ser idealizado e construído na família dos instrumentos de palheta.
De acordo com a região que era usado, o Cheng recebia nomes diferentes : Schonofouye , Hounofouye, Tcheng, Cheng, Khen, Tam Kim, Yu, Tchao, Ho.
De acordo com o padre Amiot ( Jesuíta ), veio o Cheng da China para St. Petersburg, na Rússia, onde Kratzenstein ( Christien Theophile ), doutor em filosofia, em medicina e professor da Faculdade de Medicina na Universidade de Copenhague, nascido em Wernigerode em 1723 ( Prússia ) , examinado o instrumento, verificou que o seu agente sonoro era uma lamina de metal que vibrava por meio do sopro produzindo sons graves e agudos.

Ele sugeriu que Kirschnik aplicasse nos tubos dos órgãos de sua fabricação esta lamina livre de metal, o que foi feito em 1780.
Da Rússia passou para a Europa, tendo a Alemanha tomado grande interesse sobretudo nos instrumentos de órgão.
Foi daí que Christien Friederich Ludwig Buschmann, fabricante de instrumentos, teve a ideia de reunir várias laminas afinadas e fixadas numa placa formando uma escala cujos sons se faziam ouvir passando rapidamente através do sopro, isto em 1822. Mais tarde ele transformou esta pequena placa num instrumento musical para brinquedo de criança tocado com as duas mãos ao qual deu o nome de Handaolina ou Harmónica de mão.
Para tanto aumentou o número de palhetas de metal e o tamanho do aparelho , anexando- lhe um pequeno fole e uma série de botões. Este instrumento, depois, segundo a história, foi aperfeiçoado por Koechel e 7 anos mais tarde o austríaco Cirilo Demian, construiu em Viena um instrumento rudimentar de palheta livre, teclado e fole, o qual em virtude de ter 4 botões na parte da mão esquerda, que ao serem tocados com os dedos afundados, permitiam a obtenção do acorde, deu o nome de Acordeão, nome que ficou definitivamente ligado ao instrumento através de inúmeros aperfeiçoamentos.

O sistema de palheta livre já havia sido aperfeiçoado por Grenié em 1810, na França, rico em sonoridade, dando origem ao órgão, e o francês Pinsonat, empregou o mesmo sistema no Alamiré ou Diapasão Tubular que veio a chamar-se Tipófono ou Tipótono e do qual se originou a Gaita de Boca, cuja invenção se deve a Eschenbach, que é um conjunto de palhetas metálicas como linguetas, dispostas cada uma em seu caixilho e vibradas pelo ar soprado pela boca. Na França o acordeão foi aperfeiçoado em 1837 por C. Buffet e segundo todos os tratados sobre o assunto o acordeão nada mais é do que o aperfeiçoamento de diversos instrumentos do mesmo género como o Oeline de Eschenbach, o Aerophone de Christian Dietz, a Physarmónica de Hackel, etc., tomando desde esta data sua forma definitiva e seus variados registos para mudança de intensidade e timbre do som.

Mais tarde, com a escala cromática, foi que o acordeão pode produzir qualquer melodia ou harmonia e inúmeros fabricantes o aperfeiçoaram colocando registros, tanto na mão direita com na esquerda, para maior variedade de sons.
É na Itália que se fabricam os melhores acordeões, tendo sido os primeiros construídos em 1863 em Castelfidardo, em Ancona, surgindo depois Paolo Soprani e Stradella-Dellapé. Nos EUA há diversas fábricas , sendo a marca Excelsior a mais famosa.
Na Alemanha foi construído o primeiro acordeão em 1822, em Berlim, e daquele país vem a marca Hohner.
É esta a história do Acordeão, o belo instrumento que vem sendo constantemente aperfeiçoado pelos fabricantes que, entusiasmados com sua grande aceitação, procuram melhorá-lo, não só na parte mecânica como também na sonoridade.

O som do acordeão é criado quando o ar que está no fole passa por entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som) e seu tamanho (quanto maior, mais grave o som produzido).
Quanto mais forte o ar é forçado para as palhetas, mais alto é o som.
O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo.

A maioria dos acordeões tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão.
Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro 'master' pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeón.

Teclado ou Botões

Teclado e alavancas de válvulaNo que toca ao lado direito do acordeão, um acordeão cromático pode ter botões ou teclado.
O acordeão com teclado ou piano, é composto por um teclado de um piano colocado na vertical, com as notas mais graves em cima e as mais agudas em baixo.
O acordeão cromático com botões, apresenta botões cujo número pode variar, que são tocados com a mão direita, e cuja disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas.
Além destes tipos, existe actualmente o acordeão de baixo solto que é construído como o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes mais sofisticados.
Ao pisar uma tecla do teclado ou um botão, uma alavanca sobe, que libera um buraco ligado ao fole que permite o ar passar pelas palhetas e assim criar o som.

Baixos
Os baixos são botões tocados com a mão esquerda que exercem função ou de baixo (como a tuba numa banda ou a mão esquerda em uma valsa para piano), tocando notas e acordes, num ritmo determinado pelo estilo de música (podem também ser pisados o baixo e o acorde simultâneamente para exercer a função do teclado em uma banda de rock) ou de baixo-livre (como os pedais em um órgão), mais usado em peças clássicas e dobrados.

A principal configuração de baixos é o sistema Stradella, na qual as duas primeiras fileiras são notas, sendo a segunda o baixo fundamental, que determina a tonalidade dos acordes abaixo, e a primeira, acima da segunda, o intervalo de terça maior a partir da fundamental.
As outras 4 fileiras abaixo são os acordes maiores, menores, de sétima dominante e sétima diminuto, organizados em colunas a partir da nota de sua fileira.

O Acordeón 150px-10

Acordeón Cromático
de
Teclado





John Cesarine

Mensagens : 16
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos