Relógio
Livro de Visitas
Por favor!. Pique no link abaixo e deixe o seu comentário.
Precisamos da sua ajuda para melhorar os nossos temas.
Obrigado pela sua visita!.
Volte Sempre!.
Visitantes
Pode ler todos os temas mas, se tenciona escrever neste Fórum, terá que efectuar o registro gratuitamente.
Se gosta de conviver,contar as suas histórias,
escrever as suas crónicas,mostrar as suas fotografias,
ensinar quem precisa,aprender com outras pessoas,
passar o seu tempo livre em boa companhia,
este é o local certo.
Ficamos à espera da sua decisão.
Administrador
Stheffa
Últimos assuntos
Caso insólito em guerra naval
Página 1 de 1
Caso insólito em guerra naval
Carga de cavalaria (montada e não mecânica) sobre submarino:
Aconteceu na primeira grande guerra 1914/1918 e conta-se resumidamente.
Um submarino inglês, baseado em Malta, recebeu ordens do almirantado para se dirigir a Istambul e aí torpedear/afundar um couraçado austríaco que se encontrava, na altura, encostado ao cais naval desta cidade turca (a Turquia era aliada da Áustria nessa guerra).
O submersível inglês, para cumprir a sua missão, navegou pelo mar Egeu rumo ao Norte, em imersão atravessou o estreito dos Dardanelos e penetrou no mar de Mármara. A coberto da noite, subiu até quase à superfície em frente a Istambul e, pelo periscópio, o seu comandanre localizou o alvo a torpedear, o cruzador austríaco. Lançados os torpedos e com o navio inimigo austríaco atingido a arder, o comandante do submarino deu ordem à sua tripulação para se afastarem rapidamente do local.
Na manobra de retirada, o submarino em imersão (à época as sondas eram incipientes) foi encalhar num baixio de areia no lado asiático, frente a Istambul, ficando aí imobilizado pois a maré estava a baixar.
Durante algumas horas e aguardando a subida da maré para o desencalho pelos seus próprios meios, o submersível esteve imobilizado e até fora de água (maré totalmente baixa). Foi durante esse período crítico do barco em seco, que o seu comandante, perplexo, viu pelo periscópio, à distância e sobre o areal, um pelotão da cavalaria turca que, de sabres em riste, cavalgava em direcção ao submarino.
Entretanto, a maré começou a subir enquanto os turcos aproximavam-se rapidamente do barco encalhado. Felizmente para os ingleses, encurralados dentro do submarino e com as escotilhas bem fechadas, os cavaleiros turcos não estavam equipados com armas pesadas mas sim com sabres e carabinas incapazes de perfurar o casco de aço espesso do submarino.
Durante algum tempo, enquanto a maré subia pouco, os ingleses suportaram o ruído infernal provocado pelos turcos ao baterem com as coronhas das suas espingardas no casco do submersível.
Finalmente, a maré subiu rapidamente atingindo a preia-mar, os turcos afastaram-se e o submarino desencalhou-se pelos seus próprios meios e regressou à sua base em Malta. Os ingleses não ganharam para o susto…
Façanha lida por mim, há mais de 30 anos, sobre histórias do mar.
Aconteceu na primeira grande guerra 1914/1918 e conta-se resumidamente.
Um submarino inglês, baseado em Malta, recebeu ordens do almirantado para se dirigir a Istambul e aí torpedear/afundar um couraçado austríaco que se encontrava, na altura, encostado ao cais naval desta cidade turca (a Turquia era aliada da Áustria nessa guerra).
O submersível inglês, para cumprir a sua missão, navegou pelo mar Egeu rumo ao Norte, em imersão atravessou o estreito dos Dardanelos e penetrou no mar de Mármara. A coberto da noite, subiu até quase à superfície em frente a Istambul e, pelo periscópio, o seu comandanre localizou o alvo a torpedear, o cruzador austríaco. Lançados os torpedos e com o navio inimigo austríaco atingido a arder, o comandante do submarino deu ordem à sua tripulação para se afastarem rapidamente do local.
Na manobra de retirada, o submarino em imersão (à época as sondas eram incipientes) foi encalhar num baixio de areia no lado asiático, frente a Istambul, ficando aí imobilizado pois a maré estava a baixar.
Durante algumas horas e aguardando a subida da maré para o desencalho pelos seus próprios meios, o submersível esteve imobilizado e até fora de água (maré totalmente baixa). Foi durante esse período crítico do barco em seco, que o seu comandante, perplexo, viu pelo periscópio, à distância e sobre o areal, um pelotão da cavalaria turca que, de sabres em riste, cavalgava em direcção ao submarino.
Entretanto, a maré começou a subir enquanto os turcos aproximavam-se rapidamente do barco encalhado. Felizmente para os ingleses, encurralados dentro do submarino e com as escotilhas bem fechadas, os cavaleiros turcos não estavam equipados com armas pesadas mas sim com sabres e carabinas incapazes de perfurar o casco de aço espesso do submarino.
Durante algum tempo, enquanto a maré subia pouco, os ingleses suportaram o ruído infernal provocado pelos turcos ao baterem com as coronhas das suas espingardas no casco do submersível.
Finalmente, a maré subiu rapidamente atingindo a preia-mar, os turcos afastaram-se e o submarino desencalhou-se pelos seus próprios meios e regressou à sua base em Malta. Os ingleses não ganharam para o susto…
Façanha lida por mim, há mais de 30 anos, sobre histórias do mar.
Convidad- Convidado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb Out 10, 2020 8:53 am por Stheffa
» PÁGINA DE XADREZ
Sex Out 09, 2020 6:35 pm por Stheffa
» REFLEXÕES - CALORIAS
Qua Jan 18, 2012 7:34 pm por amilcar34
» ARVORES QUE NÃO PLANTAMOS
Sex Dez 23, 2011 5:47 pm por amilcar34
» O CALDO VERDE EVITA O CANCRO
Qua Nov 23, 2011 12:45 pm por amilcar34
» Caminheiro
Qui Nov 03, 2011 7:48 pm por lucy19358
» VÁRIAS RECEITAS DE BACALHAU
Dom Out 30, 2011 3:57 pm por Manuel Joaquim Pires
» Versos "SPORTING"
Dom Out 30, 2011 10:18 am por Stheffa
» CARROS ESTACIONADOS AO SOL
Sex Out 28, 2011 9:22 pm por Manuel Joaquim Pires
» O sino da minha freguesia
Qui Out 27, 2011 6:18 pm por lucy19358
» A NOVA CONTRATAÇÃO DO SPORTING 2011/2012
Qua Out 26, 2011 8:43 pm por Stheffa
» A teimosia da névoa
Ter Out 25, 2011 9:52 am por lucy19358
» O ARROZ BRANCO E NEGRO
Seg Out 24, 2011 5:27 pm por jmanacleto
» PARALISIA INFANTIL
Seg Out 24, 2011 11:46 am por madley29
» PRAIA DAS MAÇÃS
Sex Out 21, 2011 9:48 pm por Ana Maria
» CONHEÇAM " A MOLLY "
Sex Out 21, 2011 11:01 am por Stheffa
» Recordando tempos de menino
Qua Out 19, 2011 8:41 pm por Stheffa
» TUDO O QUE VICIA COMEÇA COM "C"
Qua Out 19, 2011 6:38 pm por amilcar34
» PLANETA FEITO DE DIAMANTES
Seg Out 17, 2011 11:20 am por José Rama
» TIO SAM SÍMBOLO NOS E.U.A.
Seg Out 17, 2011 10:54 am por jmanacleto
» Fado "Com ternura e muito amor"
Dom Out 16, 2011 9:32 pm por Stheffa
» JÁ LÁ VEM A ALVORADA
Dom Out 16, 2011 6:23 pm por lucy19358
» A Oliveira, as Azeitonas e o Azeite
Qua Out 12, 2011 10:17 pm por Stheffa
» ESTÁDIOS PARA CATAR 2022
Qua Out 12, 2011 3:52 pm por Stheffa
» JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
Seg Out 10, 2011 9:56 pm por amilcar34
» SANTIAGO DO ESCOURAL
Seg Out 10, 2011 8:06 pm por Stheffa
» Mãe natureza
Seg Out 10, 2011 5:31 pm por lucy19358
» O Pâncreas
Seg Out 10, 2011 3:51 pm por madley29
» Steven Paul Jobs
Seg Out 10, 2011 3:07 pm por Stheffa
» Os meus versos de menino
Sáb Out 08, 2011 8:39 pm por Stheffa
» Acordeonista
Sáb Out 08, 2011 10:51 am por Stheffa
» Queda de Rochas nas Praias
Qui Out 06, 2011 9:44 pm por Ana Maria
» O Medronheiro
Qui Out 06, 2011 8:52 pm por José Rama
» Recordando Amália Rodrigues
Qui Out 06, 2011 5:15 pm por madley29
» Lev Yachine
Qui Out 06, 2011 4:39 pm por jmanacleto
» Rosa dos Ventos
Qua Out 05, 2011 9:52 pm por Stheffa
» Marinheiro
Ter Out 04, 2011 6:23 pm por Stheffa
» CONSELHOS ÚTEIS
Seg Out 03, 2011 7:44 am por John Cesarine
» BOA DIETA FRANCESA
Seg Set 26, 2011 8:59 pm por amilcar34
» FRUTAS NA SAUDE CONFORME TABELA!!!
Dom Set 25, 2011 5:21 pm por amilcar34
» INTERPRETANDO A POESIA DE CAMÕES
Qui Set 08, 2011 9:14 pm por amilcar34
» Sporting Clube dos Sportinguistas
Sex Set 02, 2011 4:01 pm por Stheffa
» O meu pequeno jardim
Ter Ago 30, 2011 5:06 pm por lucy19358
» A Ilha da Culatra
Seg Ago 22, 2011 7:43 am por Stheffa
» VALORIZAÇÃO DAS FRUTAS
Qui Ago 18, 2011 8:26 pm por amilcar34
» Televisão Digital Terrestre
Seg Ago 15, 2011 8:31 am por Stheffa
» PARA REFLETIR
Sáb Ago 06, 2011 5:25 pm por amilcar34
» O QUE É EXPERIÊNCIA???...INTERESSANTE
Sáb Jul 23, 2011 5:40 pm por amilcar34
» PARA RIR A BOM RIR...
Sáb Jul 23, 2011 5:20 pm por amilcar34
» HOMENS SEGUNDO FERNANDA MONTENEGRO
Sex Jul 15, 2011 7:41 pm por amilcar34