Ensina & Aprende
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tópicos semelhantes
    Relógio
    Livro de Visitas
    Por favor!. Pique no link abaixo e deixe o seu comentário.
    Precisamos da sua ajuda para melhorar os nossos temas.
    Obrigado pela sua visita!.
    Volte Sempre!.
    CONTADOR DE VISITAS
    web counter free
    Visitantes
    Pode ler todos os temas mas, se tenciona escrever neste Fórum, terá que efectuar o registro gratuitamente.
    Se gosta de conviver,contar as suas histórias,
    escrever as suas crónicas,mostrar as suas fotografias,
    ensinar quem precisa,aprender com outras pessoas,
    passar o seu tempo livre em boa companhia,
    este é o local certo.
    Ficamos à espera da sua decisão.
     Administrador
     Stheffa
    Últimos assuntos
    » Jogo Caseiro"Perguntas e Respostas"
    Locomotiva a Vapor EmptySáb Out 10, 2020 8:53 am por Stheffa

    » PÁGINA DE XADREZ
    Locomotiva a Vapor EmptySex Out 09, 2020 6:35 pm por Stheffa

    » REFLEXÕES - CALORIAS
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Jan 18, 2012 7:34 pm por amilcar34

    » ARVORES QUE NÃO PLANTAMOS
    Locomotiva a Vapor EmptySex Dez 23, 2011 5:47 pm por amilcar34

    » O CALDO VERDE EVITA O CANCRO
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Nov 23, 2011 12:45 pm por amilcar34

    » Caminheiro
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Nov 03, 2011 7:48 pm por lucy19358

    » VÁRIAS RECEITAS DE BACALHAU
    Locomotiva a Vapor EmptyDom Out 30, 2011 3:57 pm por Manuel Joaquim Pires

    » Versos "SPORTING"
    Locomotiva a Vapor EmptyDom Out 30, 2011 10:18 am por Stheffa

    » CARROS ESTACIONADOS AO SOL
    Locomotiva a Vapor EmptySex Out 28, 2011 9:22 pm por Manuel Joaquim Pires

    » O sino da minha freguesia
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Out 27, 2011 6:18 pm por lucy19358

    » A NOVA CONTRATAÇÃO DO SPORTING 2011/2012
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Out 26, 2011 8:43 pm por Stheffa

    » A teimosia da névoa
    Locomotiva a Vapor EmptyTer Out 25, 2011 9:52 am por lucy19358

    » O ARROZ BRANCO E NEGRO
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 24, 2011 5:27 pm por jmanacleto

    » PARALISIA INFANTIL
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 24, 2011 11:46 am por madley29

    » PRAIA DAS MAÇÃS
    Locomotiva a Vapor EmptySex Out 21, 2011 9:48 pm por Ana Maria

    » CONHEÇAM " A MOLLY "
    Locomotiva a Vapor EmptySex Out 21, 2011 11:01 am por Stheffa

    » Recordando tempos de menino
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Out 19, 2011 8:41 pm por Stheffa

    » TUDO O QUE VICIA COMEÇA COM "C"
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Out 19, 2011 6:38 pm por amilcar34

    » PLANETA FEITO DE DIAMANTES
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 17, 2011 11:20 am por José Rama

    » TIO SAM SÍMBOLO NOS E.U.A.
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 17, 2011 10:54 am por jmanacleto

    » Fado "Com ternura e muito amor"
    Locomotiva a Vapor EmptyDom Out 16, 2011 9:32 pm por Stheffa

    » JÁ LÁ VEM A ALVORADA
    Locomotiva a Vapor EmptyDom Out 16, 2011 6:23 pm por lucy19358

    » A Oliveira, as Azeitonas e o Azeite
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Out 12, 2011 10:17 pm por Stheffa

    » ESTÁDIOS PARA CATAR 2022
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Out 12, 2011 3:52 pm por Stheffa

    » JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 10, 2011 9:56 pm por amilcar34

    » SANTIAGO DO ESCOURAL
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 10, 2011 8:06 pm por Stheffa

    » Mãe natureza
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 10, 2011 5:31 pm por lucy19358

    » O Pâncreas
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 10, 2011 3:51 pm por madley29

    » Steven Paul Jobs
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 10, 2011 3:07 pm por Stheffa

    » Os meus versos de menino
    Locomotiva a Vapor EmptySáb Out 08, 2011 8:39 pm por Stheffa

    » Acordeonista
    Locomotiva a Vapor EmptySáb Out 08, 2011 10:51 am por Stheffa

    » Queda de Rochas nas Praias
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Out 06, 2011 9:44 pm por Ana Maria

    » O Medronheiro
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Out 06, 2011 8:52 pm por José Rama

    » Recordando Amália Rodrigues
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Out 06, 2011 5:15 pm por madley29

    » Lev Yachine
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Out 06, 2011 4:39 pm por jmanacleto

    » Rosa dos Ventos
    Locomotiva a Vapor EmptyQua Out 05, 2011 9:52 pm por Stheffa

    » Marinheiro
    Locomotiva a Vapor EmptyTer Out 04, 2011 6:23 pm por Stheffa

    » CONSELHOS ÚTEIS
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Out 03, 2011 7:44 am por John Cesarine

    » BOA DIETA FRANCESA
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Set 26, 2011 8:59 pm por amilcar34

    » FRUTAS NA SAUDE CONFORME TABELA!!!
    Locomotiva a Vapor EmptyDom Set 25, 2011 5:21 pm por amilcar34

    » INTERPRETANDO A POESIA DE CAMÕES
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Set 08, 2011 9:14 pm por amilcar34

    » Sporting Clube dos Sportinguistas
    Locomotiva a Vapor EmptySex Set 02, 2011 4:01 pm por Stheffa

    » O meu pequeno jardim
    Locomotiva a Vapor EmptyTer Ago 30, 2011 5:06 pm por lucy19358

    » A Ilha da Culatra
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Ago 22, 2011 7:43 am por Stheffa

    » VALORIZAÇÃO DAS FRUTAS
    Locomotiva a Vapor EmptyQui Ago 18, 2011 8:26 pm por amilcar34

    » Televisão Digital Terrestre
    Locomotiva a Vapor EmptySeg Ago 15, 2011 8:31 am por Stheffa

    » PARA REFLETIR
    Locomotiva a Vapor EmptySáb Ago 06, 2011 5:25 pm por amilcar34

    » O QUE É EXPERIÊNCIA???...INTERESSANTE
    Locomotiva a Vapor EmptySáb Jul 23, 2011 5:40 pm por amilcar34

    » PARA RIR A BOM RIR...
    Locomotiva a Vapor EmptySáb Jul 23, 2011 5:20 pm por amilcar34

    » HOMENS SEGUNDO FERNANDA MONTENEGRO
    Locomotiva a Vapor EmptySex Jul 15, 2011 7:41 pm por amilcar34

    Fotos de Portugal
    Amilcar34

    Locomotiva a Vapor

    Ir para baixo

    Locomotiva a Vapor Empty Locomotiva a Vapor

    Mensagem  José Rama Qui Abr 07, 2011 9:57 am

    A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais:
    A caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção.
    O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
    As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.
    A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804.
    A locomativa conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade vertiginosa de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido.
    Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.
    Outro inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812 que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam accionar uma cremalheira. Esta máquina usava também trilhos de ferro-fundido, que vieram substituir definitivamente os trilhos em madeira usados até aí. Estes trilhos ou linhas de madeira tinham sido desenvolvidos na Alemanha por volta do ano de 1550, serviam carruagens que eram puxadas por animais, principalmente por cavalos mas também, por vezes, à força de braços.
    No entanto, o passo maior para o desenvolvimento da locomotiva e por consequência do comboio, seria dado por George Stephenson.
    Este inglês, mecânico nas minas de Killingworth, construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou Blucher, corria o ano de 1814.
    A Blucher, que se destinava ao transporte dos materiais da mina, conseguiu puxar uma carga de trinta toneladas à velocidade de 6 quilómetros por hora.
    Stephenson viria a construir a primeira linha férrea Stockton and Darlington Railway, entre Stockton-on-Tees e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825 e tinha 61 km de comprimento; quatro anos mais tarde, foi chamado a construir a linha férrea entre Liverpool e Manchester. Nesta linha foi usada uma nova locomotiva, baptizada Rocket, que tinha uma nova caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e já atingia velocidades da ordem dos 30 km/hora.

    A máquina de Richard Trevithick
    No início do século XIX, as rodas motrizes passaram a ser colocadas atrás da caldeira, permitindo desta forma aumentar o diâmetro das rodas e, consequentemente, o aumento da velocidade de ponta.
    O escocês James Watt, com a introdução de várias alterações na concepção dos motores a vapor, designadamente na separação do condensador dos cilindros, muito contribuiu também para o desenvolvimento dos caminhos de ferro.
    Num ápice, as locomotivas passaram do vapor à electricidade. No dia 31 de Maio de 1879, Werner von Siemens apresentou na Exposição Mundial de Berlim a primeira locomotiva eléctrica. No entanto, o seu desenvolvimento só foi significativo a partir de 1890, mantendo-se a sua utilização até aos dias atuais.
    Antes do meio do século XX, as locomotivas eléctricas e a diesel começaram a substituir as máquinas a vapor. No fim da década de 1960, a maioria dos países já tinha substituído a totalidade das locomotivas a vapor em serviço.
    Outros projectos foram desenvolvidos e experimentados, como as locomotivas com turbinas a gás, mas muito pouco utilizados.
    Já no fim do século XX na América do Norte e na Europa o uso regular das locomotivas a vapor estava restrito aos trens com fins turísticos ou para entusiastas do comboio.
    No México, o vapor manteve-se com uso comercial até fins da década de 1970.
    Da mesma forma ocorrreu localizadamente no Brasil, onde no sul do país a Linha de Ferro "Tereza Cristina" ainda operou essas máquinas até 1994.
    Locomotivas a vapor, continuam a ser usadas regularmente na China onde o carvão é muito mais abundante do que o petróleo.
    A Índia trocou o vapor pelo diesel e pela electricidade na década de 1990.
    Em algumas zonas montanhosas o vapor continua a ser preferido ao diesel, por ser menos afectado pela reduzida pressão atmosférica.
    Em Portugal a primeira viagem de comboio no país ocorreu a 28 de Outubro de 1856, na linha estabelecida entre Lisboa e o Carregado.
    Pouco a pouco as linhas foram-se estendendo até que, ao final do século XIX, o país contava com uma malha ferroviária de 2070 kms.

    Locomotiva a Vapor Slide012
    Locomotiva a Vapor de Via Larga

    Locomotiva a Vapor Maquinavapor0
    Locomotivaa Vapor de Via larga

    Locomotiva a Vapor Unlednr
    Locomotiva a Vapor de Via estreita

    José Rama

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 11/02/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos